Assim como acontece com as caveiras, podemos observar uma certa inversão das características e valores no mundo criativo "palhacêutico". Apesar de palhaço estar diretamente relacionado a alegria, drama e graça, muitos dos trabalhos retratam-os de forma monstruosa e muitas imagens chegam a ser um tanto quanto macabras e assustadoras, podendo até mesmo causar um certo medo.
A principal função do palhaço é a graciosidade e o humor, revelando o ridículo do ser humano e a nossa capacidade de errar e perder a qualquer momento. O nome palhaço origina-se de pagliaccio (omino di paglia, "homem de palha" em italiano), e remete a sua história e surgimento. Uma pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e passa dificuldades, ficando sem condição de se sustentar vai viver na rua tendo que utilizar o que lhe foi doado, por isso suas roupas de tamanhos discrepantes em tamanho e gosto. Quanto a maquiagem, o círculo branco ao redor da boca faz referência a espuma da cerveja que o embriagou a ponto de cair com o nariz no chão, deixando-o inchado e vermelho.
E se você acha que exagerei em dizer algumas imagens chegam a ser assustadoras, fique sabendo que existe muita gente que morre de medo de palhaços. Isso é considerado uma doença chamada coulrofobia, os portadores dessa fobia, ao se encontrar com alguém vestido de palhaço podem sofrer ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea. Essa doença normalmente é motivada por alguma experiência traumática envolvendo algum palhaço ou por ter visto algum palhaço ameaçador na mídia.
Agora chega de papo, é hora de palhaçada! =)
E aí, gostou? Então fique ligado em nosso Facebook e Twitter para muito mais inspiração para a sua mente criativa. Um abraço e até o próximo post!