O que 1 mês inteiro de meditação seria capaz de fazer por você? Quais são as mudanças observáveis depois de um período de prática intensa de meditação?
O objetivo do projeto Before And After, do fotógrafo Peter Seidler, é explorar os efeitos visíveis nos praticantes após longo período de intensa prática.
A tarefa de cada participante era simples: sentar para um retrato 1 dia antes de começar o dathun (um mês de retiro de meditação em grupo, liderados por professores seniores e instrutores de meditação experientes, considerado uma oportunidade para mergulhar totalmente na meditação profunda) e após o período. As fotos foram tiradas em um fundo simples e consistente. Antes de fotografar (e dos participantes iniciarem o dathun) o autor pediu para cada pessoa considerar os objetivos a serem alcançados com a meditação, e registrou o dia 0. Ao término do programa, após aproximadamente 30 dias de retiro, ela pediu para cada participante sentar diante do mesmo fundo e os pediu para considerar como havia sido a experiência de meditar profundamente. O resultado deste belíssimo trabalho é a série de fotos que você verá a seguir. Você perceberá, através das expressões nos retratos, que cada pessoa teve uma experiência profunda, importante e transformadora.
Confira:
Espero que tenha gostado do post! Ahh, para ficar ligadão em tudo que acontece por aqui, não esqueça de assinar nosso Feed-RSS para receber as últimas postagens diretamente no seu e-mail, ou então, curta e siga o Desafio Criativo no Facebook e no Twitter. Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou deste artigo e aproveita pra compartilhar com seus amigos. Eles vão gostar também! ;)
Muito obrigado e até breve!
A luz está diferente no antes e depois. Se você retirar esse fator, nada mudou, pelo menos ao meu ver.
Photoshop também faz maravihas. Se considerarmos que as fotos foram feitas em ambientes diferentes, com luminosidade diferente e tratamento final diferente, só uma ou outra expressão mais risonha faz algum sentido no que foi feito, porque essas caras pálidas que depois ficam coradinhas eu também sei fazer, sem precisar que a pessoa medite nem um único dia!
Meditar é bom? Claro que é! Mas se tirar uma pessoa da rotina estressante do trabalho e dos problemas, e deixá-la uma hora por dia praticando natação ou visitando parques arborizados, ou recebendo sessões de massoterapia ou acupuntura, ou ainda acampando com amigos (mais um violão, umas frutas frescas sempre à mão e longe dos celulares e internet, de preferência!)... Elas ficarão ainda muito melhores do que meditando e em muito menos tempo do que na experiência das fotos.
Isso eu tenho certeza!!
(Detalhe que esqueci no comentário anterior: O ambiente até poderia ser o mesmo, mas as fotos estão dando na vista que foram retocadas. Tanto, que o fundo não é o mesmo em nenhuma delas!)
quanta falta de sensibilidade... as pessoas precisam meditar mais! rs
Não houve retoque nas fotos... A mudança é sensível porém perceptível. Dá pra notar que o ar está mais leve, como se a pessoa tivesse mesmo tirado um peso das costas. Outras atividades podem sim proporcionar resultados positivos também, mas a ideia do projeto é justamente mostrar às pessoas mudanças perceptíveis na aparência de quem pratica meditação. Para muitas pessoas não fica mesmo claro que há alguma mudança... mas elas são mesmo sensíveis, porém notáveis. Basta olhar a mudança no olhar, na cor da pele (que pode sim ficar mais rosada por conta de um fluxo maior e melhor de sangue)... Antes de meditar, elas foram submetidas às fotos, refletindo à respeito de seus objetivos a serem alcançados. Após o período de meditação, as fotos foram tiradas, só que desta vez, os participantes refletiram sobre o processo, o que obviamente deixa claro que foi bastante positivo, o que é evidenciado através dos sorrisos e da aparência mais feliz.
Adorei fazer este post. Achei a ideia sensacional!
Incrível! A diferença só é visível para os que menos precisam enxergar, que pena!