Se você pensa que o guarda-chuva é uma invenção moderna, você está redondamente enganado, existem evidências de sua existência no Egito, Grécia, Assíria, China e Roma. Inicialmente foram projetados para ser uma proteção contra o Sol, foram os chineses que primeiramente o utilizaram como proteção para a chuva através de aplicações de cera e verniz em suas sombrinhas.
O relato escrito mais antigo que se tem registro para um modelo dobrável data de 21 D.C. e é um projeto de um guarda-sol para uma carroagem, porém seu conceito é muito mais antigo como podemos ver nessa imagem de de uma carroagem do Exército de Terracotta datada de 210 A.C.
Desde o século 16 o guarda-chuva foi se tornando popular no mundo ocidental e no começo era considerado um acessório feminino, até que o viajante persa Jonas Hanway utilizou-o regularmente em público em Londres durante aproximadamente trinta anos e o popularizou também entre os homens.
A primeira loja de guarda-chuvas se chamava "James Smith and Sons" e foi inaugurada em 1830 na New Oxford Street, número 53 em Londres, Inglaterra. Endereço no qual permanece até hoje. Em 1928 apareceram os guarda-chuvas de bolso de Hans Haupt`s e em 1969 Bradford E. Phillips obteve a primeira patente de um guarda-chuva dobrável funcional.
Atualmente existe uma demanda mundial para este produto e em sua maioria são fabricados na China, somente a cidade de Shangyu tem mais de mil fábricas de guarda-chuvas.
Chegou a hora de ver ver alguns exemplos da evolução criativa do guarda-chuva, aproveite!










