
Páginas de Erro 404 são bastante populares e é seguro afirmar que todo internauta já se deparou, ao menos uma vez na vida, com uma destas.
O desenvolvimento de páginas de Erro 404 é muitas vezes subestimado, quando não é esquecido. Entretanto, quando levado à sério, o desenvolvimento criativo destas páginas pode contribuir para que um visitante aleatório permaneça no seu site, continue com a navegação, e eventualmente encontre a informação procurada inicialmente. Páginas de Erro 404 amigáveis comunicam de forma eficiente o motivo de um link em particular não poder ser exibido e o que é possível fazer para prosseguir com a navegação.
Aqui vão algumas dicas para desenvolver páginas de Erro 404 eficientes:
- Pense nas páginas de Erro 404 amigáveis para os navegantes iniciantes. Evite linguajar técnico, pois pode assustar o usuário. De qualquer forma, "Página não encontrada" ainda é mais legal do que "Erro 404".
- Colocar links mais acessados em seu site, uma caixa de busca e uma lista com recursos úteis é bastante valorizado nesses casos.
- Mantenha-a simples para não assustar o seu visitante.
Para os que chegaram até aqui, fica um lembrete especial: as mesmas dicas podem ser aplicadas também nas páginas de Erro HTTP 500 Internal Server Error (Erro Interno de Servidor), Erro 502 Server Error (Erro de Servidor) e quaisquer outras páginas desta natureza. Apenas lembre-se de não assustar o seu usuário mantendo a interface simples e amigável.